terça-feira, 13 de março de 2012

Uma Degustação Especial e..."Única".

No mês de fevereiro de 2.012, antes de aportar em terras italianas, a Confraria Vinho e Boa Mesa teve o privilégio de degustar e se encantar com um ícone da vinicultura espanhola e, talvez, do mundo do vinho.

Trata-se do aclamado Vega Sicilia Único, safra 1999, que temos o prazer de dividi-lo com você, amante do vinho e da boa mesa. Mas antes, um pouco de história faz-se necessário:



Fundada em 1864, a Bodega Vega Sicília constitui a origem e o centro da vitivinicultura  na D.O. Ribera del Duero, mantendo uma inegável personalidade própria ao elaborar vinhos de grande prestígio.

Sua história nos conduz a 1848, quando um fazendeiro de origem basca chamado Toribio Lecanda comprou a Marqués de Valbuena, uma propriedade de 2.000 hectares. Ao falecer em 1859, seu filho Eloy Lecanda y Chaves herdou a propriedade e, em 1864, adquiriu em Bordeaux 18.000 mudas de Cabernet Sauvignon, Malbec e Merlot, plantando-as junto com as Tinto Fino (Tempranillo) na proporção de 70% Tinto Fino, 30% Cabernet Sauvignon, surgindo, assim, a Bodega Vega Sicilia.

No ano de 1904, a propriedade foi adquirida pela família Herrero e das mãos do enólogo Cosme Palacio nasceram dois vinhos excepcionais: Vega Sicilia e Valbuena. Em 1951, a família Herrero decide vender a Bodega para a empresa Prodes e, em 1966, é adquirida pelo empresário Venezuelano Miguel Neumann.

A etapa atual da Vega Sicilia se inicia em 1982, ao ser adquirida por David Álvarez e, desde então, a família Álvarez Mezquíriz conseguiu harmonizar os procedimentos tradicionais, com a modernização que exige o setor vinícola atual. A empresa elabora e comercializa três tipos de vinhos: o tinto Valbuena, o Vega Sicilia Único e o grande vinho da casa, o Vega Sicilia Único Reserva Especial.

Também, a título de conhecimento, o Grupo Vega Sicilia é proprietário das Bodegas Alión, que produz um tinto excepcional e de mesmo nome, bem como da Tokaj Oremus, localizada na Hungria.

O Vega Sicilia Único 1999:

Como dizem os espanhóis, trata-se de um vinho que todo o mundo conhece, mas poucos já o provaram e, para nossa sorte, tivemos o prazer de degustá-lo. Foi um momento bastante esperado, desde a chegada da garrafa, em dezembro de 2011 (literalmente um presente de natal), até sua prova, realizada em fevereiro de 2.012.

Foi sensacional observar as manifestações dos confrades, provocadas por esse majestoso vinho. Alguns, após verificar e sentir o que o vinho tinha a oferecer, não demoraram muito para secar a taça, enquanto outros, inclusive este confrade que vos escreve, curtiram cada sensação, cada nuance que o Vega tinha a revelar.

O Vega Sicilia Único 1999 é um "monstro", elaborado com as uvas Tinto Fino (Tempranillo) 80/85%, Cabernet Sauvignon 10/15% e Merlot 0/5%. Seu processo de maturação dura longos anos e, no caso do nosso 1999, ele ainda teria pela frente uns bons anos em garrafa. É um vinho fino e elegante, que apresentou aromas primários de especiarias, tabaco, couro seco, alcaçuz e notas minerais. Para os mais pacientes, foram notados aromas secundários de café, caramelo e bálsamo. Em boca é saboroso, com acidez pronunciada, taninos maduros, perfeitamente integrados com o conjunto e um final interminável, que nos fez lembrar notas de torrefação. Simplesmente único !!


Avaliação CVBM: 95/100
Preço: R$ 1950,00

Após essa degustação, os Brunellos que nos aguardavam na Itália ficaram um pouco sem graça. Fazer o quê ? Isso faz parte do sedutor mundo do vinho.

Nos encontramos na Itália.

Saúde e bons goles a todos.

Confraria Vinho e Boa Mesa

Participaram desta degustação os confrades: Abner, Carlos, Cássio (anfitrião), Leandro (que assina o texto), Nenê e Renato. 






Um comentário:

  1. Nossa Lê, está primoroso! Parabéns pela qualidade dos textos e do Blog! Saúde!
    Abner

    ResponderExcluir