domingo, 18 de março de 2012

Espaço do Confrade - Aalto 2005





O Espaço do Confrade foi criado para que os participantes da Confraria Vinho e Boa Mesa publiquem suas experiências individuais sobre assuntos que abordem o mundo do vinho, boa mesa e outras espirituosidades. Assim, o tema tratado neste tópico, expressa a opinião do confrade que o assina.




E, para inaugurar o espaço, convido os amantes do vinho a conhecerem (àqueles que ainda não o degustaram) ou relembrarem (aos que já o provaram), um dos vinhos mais sedutores da Espanha : o Aalto safra 2005.

Bodegas Y Viñedos Aalto (D.O. Ribera del Duero):

Em 1998, Mariano Garcia (antigo enólogo da Vega Sicilia e considerado um dos grandes profissionais do mundo do vinho) e Javier Zaccagnini (ex diretor do Conselho Regulador da Ribera del Duero e profundo conhecedor dos vinhos desta região), decidiram unir suas experiências e, junto com outros sócios, criarem um projeto de futuro: a Bodegas e Vinhedos Aalto. 



O objetivo do projeto foi se aprofundar no potencial da uva Tinto Fino (Tempranillo) e do terroir da região da Ribera del Duero para elaborar vinhos de alta qualidade.

Desde quando o projeto começou a tomar forma, despertou grande interesse e expectativa da crítica especializada, tendo um retorno extremamente positivo com o lançamento de seus dois vinhos : Aalto e Aalto PS.

Contam atualmente com 42 hectares de terrenos próprios, com vinhedos velhos de mais de 60 anos, com baixo rendimento e altíssima qualidade.


Aalto 2005 - WS - 96 pontos; RP - 95 pontos; CVBM - 94 pontos. Preço: R$ 329,00


O Aalto 2005 foi degustado no dia 17/02/2012, em plena sexta-feira de carnaval, para brindar o início do reinado de Momo. Elaborado com uvas 100% Tinto Fino (Tempranillo), com 14,5% de álcool e 23 meses de maturação em tonéis de carvalho,trata-se de um vinho extraordinário, apresentando visual vermelho-púrpura profundo, com lágrimas simétricas e abundantes na taça. Seus aromas remetem a frutas negras, terra úmida e notas balsâmicas, evoluindo para alcaçuz, café e caixa de charutos. Em boca se mostrou pleno, encorpado, com acidez correta, taninos aveludados e final interminável.




Uma curiosidade é que o Aalto 2005 foi degustado uma semana antes do Vega Sicilia Único 1999 e, para aqueles que o provaram, o Aalto não deveu nada àquele chamado de "Único".


Saúde !!


Confrade Leandro J.


Participaram desta degustação: Leandro (que assina o texto), Carlos e Cássio.


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário